Alunos na quarentena: como se conectar com a escola?

Atualizado: há um dia

Texto de nossa parceira AgendaEdu


Palavra-chave: alunos na quarentena

Resumo: Você sabe como é importante conectar escolas com alunos em quarentena? Veja como estreitar esses laços.





Com as escolas fechadas, os alunos em quarentena sentem mais dificuldade em se conectar com os professores e colegas. Esses laços são extremamente importantes para a aprendizagem, mas como podemos ajudar a fortalecê-los?


A interação na sala de aula, intervalo, momentos de descanso e brincadeira também fazem parte do desenvolvimento dos estudantes e são essenciais no dia a dia da escola.


Confira dicas para continuar conectando os alunos com a escola na educação remota e continuar a jornada educacional:


Crie rotinas


Para ajudar os alunos a organizarem seu dia de forma mais produtiva, é interessante criar uma rotina de estudos e atividades. Eles já estão acostumados a cumprir horários na escola e precisam do estímulo para terminar as suas tarefas em dia.


Divida o dia em manhã, tarde e noite. Não se esqueça das pausas para descansar, se divertir e brincar, conversar com a família, fazer atividades livres e manter uma alimentação saudável.


Também é importante lembrar que estamos vivendo um momento único e desafiador para todos. Se a criança não estiver conseguindo se concentrar ou acompanhar a aula, escute o que ele está sentido e proponha alternativas.


Faça atividades lúdicas


Para preencher o tempo de uma forma mais proveitosa, que tal procurar atividades educativas para fazer em família? Assim, os alunos em quarentena continuam a aprender mesmo nos momentos de diversão.


Você pode conversar com os professores para pedir dicas de jogos, dinâmicas e projetos para fazer em casa. A tecnologia também é sua grande aliada, é só pesquisar por games, canais de contação de histórias, cursos gratuitos, portais de ciência, visitas a museus online e podcasts para escutar no tempo livre.


Cronograma semanal


Experimente planejar toda a semana com antecedência para poupar tempo. Confira um modelo de cronograma de atividades para alunos em quarentena:


Segunda-feira: ler um livro e ilustrar a história, escrever e desenhar quadrinhos sobre uma situação engraçada que aconteceu com a criança, ligar para um amigo.

Terça-feira: fazer desenhos dos familiares e cartões, arrumar o quarto, fazer um passeio online em um museu.

Quarta-feira: colar etiquetas com os nomes dos objetos da casa em inglês, fazer um quebra-cabeça e jogo de memória.

Quinta-feira: brincar com um amigo por chamada de vídeo, fazer uma receita nova com os pais e fazer experimentos pintura com cores.

Sexta-feira: brincar de mímica, escrever uma música e encenar a história do seu livro favorito para a família.


Além disso, também é importante encaixar atividades físicas em casa algumas vezes por semana para manter os alunos ativos e saudáveis. Outra dica é incentivar a leitura sempre que possível, já que é uma atividade tanto prazerosa quanto essencial para a aprendizagem.

Fique próximo da escola


Além de acompanhar as videoaulas e transmissões ao vivo, também é essencial continuar próximo dos professores e colegas. Tire dúvidas, mande recados e grave vídeos para ajudar a diminuir a saudade.


É possível marcar uma data para brincar com os colegas por videoconferência, assistir a um filme juntos e até fazer uma competição de dança e jogos.


Conecte-se com a agenda digital


Com a distância, a comunicação com a escola precisa ser ainda mais rápida efetiva. Uma agenda escolar é a solução para conectar escolas com alunos e famílias e manter a rotina escolar na educação remota.


Com a nossa parceira Agenda Edu, os responsáveis podem se comunicar com professores, coordenadores, secretários financeiros e outros educadores da escola. Além disso, acompanham todas as atividades dos filhos e até pagam a mensalidade.



A Agenda Edu


Com a plataforma, a escola pode enviar comunicados, atividades, links de videoaulas, fazer transmissões ao vivo, criar canais personalizados de comunicação e até mesmo gerar pagamentos e fazer cobranças automáticas.


A Agenda Edu é a agenda escolar líder de mercado no país, presente em mais de 2 mil escolas e impactando mais de 1 milhão de usuários.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostou desse conteúdo e quer receber mais? Então, cadastre-se aqui para não perder nenhuma novidade do TEC! Siga-nos no Instagram e Facebook também!


20 visualizações
  • Instagram - White Circle

Siga a nossa hashtag #issoétec

Tunel Lab Academy Educação Consultoria e Comercio de Livros

Rua Conde de Baependi, nº 106 - Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ

CNPJ  24.199.352/0001-86

falecomotec@teceducacao.com.br

© 2019 criado por TEC ( Tecnologias e Experiências Criativas )