Explicando para os pequenos a importância de ficar em casa

Atualizado: Mai 14

É importante que as crianças entendam o que é o coronavírus e porque precisamos manter o isolamento social e cuidados com higiene para nos protegermos

O Coronavírus é um vírus, parente da gripe e do resfriado que surgiu na China e adora viajar pelo mundo, fica presente no ar, nas mãos e em objetos ao nosso redor. Para não receber a visita desse vírus viajante, você deve lavar bem as mãos e o nariz com água e sabão, passar álcool em gel não só nas mãos mas em todos os lugares que costuma tocar.

Ele tem uma cápsula no seu interior que possui o RNA (ácido ribonucleico), a informação necessária para ele se multiplicar, que é mais simples que o DNA (ácido desoxirribonucleico), presente em nós humanos. Isso permite que o vírus modifique e fortaleça sua estrutura genética muito rápido. Em uma dessas modificações, ele ganhou o superpoder de viajar em uma velocidade ímpar pelo mundo todo.

Na sua superfície há várias espículas, que são como se fossem perninhas. Não conseguimos ver a olho nu, mas com o auxílio de um microscópio ela ficaria bem parecida com o desenho da imagem abaixo.


Desenho do corpinho do coronavírus

Alguns cuidados com higiene, como não compartilhar talheres, copos e outros objetos pessoais são essenciais para evitar que as pessoas fiquem doentes, além de evitar abraços, beijos e apertos de mão. Limpar os objetos que tocamos com frequência, como celulares e tablets com álcool 70% também devem fazer parte do nosso cotidiano. Ah! E lavar as mãos com água e sabão sempre, sabe por quê?

O coronavírus tem uma camada de lipídeos ao seu redor, ou seja, uma camada de gordura. Ela ajuda o vírus a infectar células saudáveis. O sabão possui uma estrutura diferente (híbrida), com pecinhas (chamadas moléculas) de 2 pontas, explicada na imagem abaixo. Então, essas pecinhas de sabão grudam nas pecinhas de gordura do vírus, formando pequenas bolhas chamadas micelas, como “gaiolas flutuantes”. Essas micelas que se formam desfazem a camada de gordura dos vírus, destruindo-os! Assim eles se vão com a água ralo abaixo.


Estrutura da molécula de sabão

Além desses cuidados, o período de isolamento é fundamental para conter o avanço do coronavírus e evitar a sobrecarga do sistema de saúde. Mas explicar isso para crianças que querem sair para brincar pode ser uma tarefa desafiadora, ainda mais tendo que conciliar esse cuidado com os filhos e o home office.

Com recursos visuais, como gráficos, tende a ficar mais fácil entender e esclarecer para elas que muitas pessoas podem ficar doentes caso não obedeçam às orientações dos órgãos de saúde. O gráfico a seguir mostra os possíveis cenários.


Quanto mais alta a ponta desse morrinho no gráfico (pico), significa que mais pessoas ficarão doentes, justamente o que queremos evitar. Se a gente sair na rua, o vírus pode visitar as pessoas e elas ficarão doentes, ou seja, sem medidas de controle o número de casos será alto (pico maior). Quando muita gente fica doente ao mesmo tempo, fica difícil para os hospitais atenderem todo mundo. Esse é o caso do primeiro morrinho no gráfico.

Se todo mundo tomar cuidado, lavar as mãos e ficar escondido em casa como recomendado, o coronavírus não vai pegar muitas pessoas. Assim, o número de casos será menor (pico menor) e os hospitais terão mais chance de atender e curar as pessoas doentes. Então esse é o caso do segundo morrinho do gráfico (foi achatado), o que estamos buscando com essas medidas. É isso que chamamos de achatar a curva de contaminação.

Além disso, o morrinho mais alto (sem as medidas de prevenção) vem antes do mais baixo porque o vírus tem o superpoder de viajar rápido, então ele pegaria muita gente em pouco tempo. O morrinho mais baixo (com medidas de prevenção) fica mais para a direita porque o vírus terá dificuldade em visitar as pessoas, menos gente fica doente e o máximo de pessoas doentes (pico) vai ocorrer um pouco mais tarde.

Uma simulação interessante publicada pelo jornal norte-americano ''The Washington Post'' mostra como o vírus viaja rapidamente caso as pessoas não fiquem em casa e que figura do morrinho fica achatada se respeitarmos o isolamento. Clique na imagem para ser direcionado ao vídeo.


Apesar de ser difícil ficar em casa por tanto tempo, sabemos que isso vai passar! Basta todo mundo colaborar e logo poderemos sair para passear, brincar, ir à praia, cinema ou shopping. Quanto mais gente seguir as orientações, mais rápido podemos derrotar o coronavírus.


Estamos juntos!



Referências


MINISTÉRIO DA SAÚDE. O que é coronavírus? (COVID-19).


GUROVITZ, Helio. Um gráfico explica a pandemia.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostou desse conteúdo e quer receber mais? Então, cadastre-se aqui para não perder nenhuma novidade do TEC!

Siga-nos no Instagram e Facebook também!



0 visualização

Siga a nossa hashtag #issoétec

Tunel Lab Academy Educação Consultoria e Comercio de Livros

Rua Conde de Baependi, nº 106 - Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ

CNPJ  24.199.352/0001-86

falecomotec@teceducacao.com.br

© 2019 criado por TEC ( Tecnologias e Experiências Criativas )