Siga a nossa hashtag #issoétec

Tunel Lab Academy Educação Consultoria e Comercio de Livros

Rua Conde de Baependi, nº 106 - Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ

CNPJ  24.199.352/0001-86

falecomotec@teceducacao.com.br | (21) 3594-2881

© 2019 criado por TEC ( Tecnologias e Experiências Criativas )

Coragem Tecnológica

Atualizado: 25 de Out de 2019

Com a rápida evolução tecnológica, o TEC desenvolveu o perfil do Cientista Criativo: um estudante curioso capaz de compreender que as tecnologias são ferramentas que o ajudam a colocar em prática suas ideias e expressar seus interesses como o protagonista de sua própria aprendizagem. Nesse contexto, o Cientista Criativo precisará desenvolver alguns hábitos durante as aulas e atividades que farão parte de seu percurso pelo TEC.



A contextualização do conteúdo é algo muito importante na prática educacional para que haja por parte do aluno a compreensão dos conhecimentos e o seu uso no dia a dia. Isso significa que o ensino deve levar em conta o cotidiano e a realidade do estudante, as experiências vividas e como eles podem atuar como cidadãos. Somente assim, o conhecimento ganhará real significado para os alunos.

A ideia da contextualização requer a participação ativa do estudante em todo o processo de aprendizagem, fazendo as conexões entre os conhecimentos. O aluno será mais do que um espectador, e passará a ter um papel central, onde o professor será seu facilitador e ele será o protagonista, como um agente que pode resolver problemas e mudar a si mesmo e o mundo ao seu redor. Por isso a importância da Coragem Tecnológica, onde ele observa, experimenta, cria e transforma materiais novos e já conhecidos para irem além de suas funções básicas. O aluno precisa entender que tudo ao redor dele é tecnologia e a partir do momento que ele entende isso, ele pode (re)criar coisas a todo momento, porque perde o medo do desconhecido e enxerga o usual de outra maneira. Dessa forma, aproximamos a tecnologia da realidade do estudante e trabalhamos a capacidade dele de (re)inventá-la.


#issoéTEC


18 visualizações